O que é FLUX CORE?
- Felipe Gusicuma
- 13 de abr. de 2022
- 4 min de leitura

A soldagem a arco com núcleo de fluxo (FCAW), também conhecida como soldagem de blindagem dupla, é um processo de soldagem a arco semiautomático semelhante à soldagem por gás ativo de metal (MAG). A FCAW usa um eletrodo alimentado por fio contínuo, uma fonte de alimentação de soldagem de tensão constante e equipamentos semelhantes à soldagem MAG.
O processo foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1950 como uma alternativa à soldagem manual por arco de metal (MMA), que também é chamada de soldagem por bastão. O FCAW supera muitas das restrições associadas ao MMA, pois usa um eletrodo de arame alimentado continuamente.
A soldagem a arco com núcleo de fluxo geralmente usa um gás de proteção semelhante ao usado pela soldagem MAG, mas também pode ser realizada sem um gás de proteção. É mais produtivo que a soldagem MAG.
Como funciona a soldagem por arco Flux Core?
A soldagem a arco com núcleo de fluxo usa o calor gerado por um arco elétrico para fundir o metal base na área da junta de solda. Este arco é formado entre a peça metálica e o arame de enchimento consumível tubular alimentado continuamente, com o arame e a peça metálica fundindo-se juntos para formar uma junta de solda. Isso é semelhante à soldagem MAG, exceto que a soldagem FCAW usa um eletrodo tubular oco preenchido com fluxo em vez de um eletrodo de metal sólido.
O processo FCAW pode ser dividido em dois tipos dependendo do método de blindagem; um que usa um gás de proteção externo e um que depende exclusivamente do próprio núcleo de fluxo para proteger a área de solda.
O gás de proteção, quando usado, protege a poça de fusão da oxidação e geralmente é fornecido externamente a partir de um cilindro de gás de alta pressão. O metal de solda também é protegido pela formação de escória da fusão do fluxo. Assim, o processo informalmente conhecido como soldagem “dual shield” foi desenvolvido principalmente para a soldagem de aços estruturais. Os gases de proteção mais comumente usados são o dióxido de carbono ou misturas de argônio e dióxido de carbono. A mistura mais usada é 75% de argônio e 25% de dióxido de carbono. Este método de blindagem dupla é preferido para soldagem de materiais mais espessos ou para soldagem fora de posição. Este processo, quando usado em configurações idênticas, fornece soldas com propriedades mecânicas mais consistentes e com menos defeitos do que com os processos MMA ou MAG. O eletrodo tubular alimentado continuamente também permite taxas de produção mais altas do que com arame sólido ou eletrodo de bastão. No entanto, o método de blindagem de gás pode não ser adequado para uso em condições de vento, pois a perturbação na blindagem de gás pode resultar em propriedades reduzidas do metal de solda.
A segunda versão deste processo não usa um gás de proteção externo, mas conta com a proteção oferecida pelo próprio eletrodo. Este eletrodo fornece proteção gasosa e também forma uma escória que cobre e protege o metal fundido na solda. O núcleo do arame de preenchimento contém fundentes formadores de escória e materiais que produzem gases de proteção quando queimados pelo calor do arco de soldagem. O fluxo de proteção significa que este processo pode ser facilmente usado ao ar livre, mesmo em condições de vento, sem a necessidade de gás de proteção externo. Isso torna o processo extremamente portátil e, portanto, adequado para aplicações de soldagem ao ar livre.
Quais metais podem ser soldados com FCAW?
A soldagem a arco com núcleo de fluxo funciona bem com a maioria dos aços carbono, ferro fundido, aço inoxidável e ligas de revestimento/revestimento duro.
No entanto, metais exóticos não ferrosos, como o alumínio, não podem ser soldados usando esta técnica de soldagem.
Quais são as vantagens?
A técnica de soldagem com núcleo de fluxo oferece várias vantagens em relação a outros métodos. FCAW é preferível à soldagem MAG para uso externo, bem como para união de materiais mais espessos. A blindagem embutida fornecida pelo fio de enchimento pode suportar brisas fortes e, se usado sem um gás de proteção externo, o FCAW é portátil e conveniente. Este processo de soldagem também oferece mais flexibilidade com composições de ligas do que MAG. Ele também oferece taxas de deposição de arame mais altas e estabilidade de arco aprimorada, permitindo aplicações de alta velocidade sem afetar adversamente a solda de boa qualidade.
A soldagem a arco com núcleo de fluxo pode ser um processo de “todas as posições” e também requer menos habilidade entre os operadores do que MMA e MAG. Também requer menos pré-limpeza de metais do que outros processos. As chances de porosidade também são muito baixas se o FCAW for aplicado corretamente.
Quais são as desvantagens/limitações?
Existem poucas desvantagens do processo em comparação com outras técnicas de soldagem, incluindo a produção de fumaça nociva que pode dificultar a visualização da poça de fusão. FCAW gera mais fumaça do que outros processos como MMA ou MAG.
A porosidade também pode ser um problema se os gases do metal de solda não conseguirem escapar antes que o metal de solda solidifique.
Os eletrodos FCAW requerem melhores procedimentos de manuseio e armazenamento em comparação com eletrodos de fio sólido. Devido à natureza tubular, o material de enchimento às vezes pode ser mais caro do que as peças sólidas.
O metal de adição correto precisa ser escolhido para garantir as propriedades mecânicas necessárias. Além disso, a alimentação consistente do arame precisa ser garantida para evitar problemas de solda relacionados.
Outra desvantagem é a formação de escória que precisa ser removida antes da deposição de cada camada subsequente. Finalmente, embora o FCAW seja excelente para unir metais mais espessos, não é recomendado para uso em materiais mais finos..
Para que serve o FLUX CORE (FCAW)?
É um processo de soldagem flexível adequado para todas as posições de soldagem, dado o material de enchimento correto e a composição do fluxo. Sendo altamente produtivo devido às altas taxas de deposição, proporciona soldas de alta qualidade com boa aparência. A alta velocidade de soldagem e portabilidade deste método de soldagem significa que ele é amplamente utilizado na construção. Isto é ainda apoiado pelo fato de que o processo pode ser facilmente realizado ao ar livre, mesmo em condições de vento.
Uma vez que pode ser usado para uma variedade de ligas, carbono simples, aços inoxidáveis e duplex, a soldagem FLUX CORE também é frequentemente usada para revestimento e revestimento duro.
QUALIDADE DO EQUIPAMENTO O equipamento conta muito no resultado final. Podemos executar melhor os processo, além de otimizar o tempo quando utilizado corretamente. Sinta-se à vontade para nos enviar um e-mail para tmsolda.brasil@gmail.com e tire suas dúvidas.
Comentarios