Qual tipo de soldagem é usada em carros?
- Felipe Gusicuma
- 13 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
A soldagem é parte integrante de inúmeras indústrias, incluindo o setor automotivo em geral e as oficinas automotivas em particular. Soldas excelentes são críticas no campo automotivo, aumentando a segurança, confiabilidade e aparência de qualquer veículo.

Um técnico de soldagem de carroceria pode usar diferentes técnicas e ferramentas de soldagem para concluir trabalhos individuais. Existem inúmeras oportunidades para o uso de soldagem em carros para reparar danos de colisão ou relacionados à idade.
APLICAÇÕES DE SOLDAGEM AUTOMOTIVA
Aqui estão algumas das aplicações de soldagem para veículos:
Soldagem do quadro ou para-lamas: Os quadros e para-lamas do veículo geralmente são danificados durante as colisões. Um técnico de carroceria geralmente precisa cortar o pedaço de metal dobrado e substituí-lo. Eles então usam uma técnica de soldagem para prender a nova peça de metal e reparar a estrutura ou o para-choque do veículo com segurança.
Soldagem do sistema de exaustão: Os sistemas de exaustão sofrem uma batida constante. Eles eventualmente enferrujam e desenvolvem buracos devido à idade, umidade e uso. Alguns técnicos de carroceria cortam o tubo de escape, prendem as peças e aplicam uma solda.
Soldagem de rodas: Bater em muitos buracos pode rachar as estruturas metálicas das rodas. Às vezes, um soldador TIG qualificado pode repará-lo.
Que tipo de equipamento de soldagem é comumente usado em oficinas automotivas?
Encontrar o soldador certo para o trabalho de carroceria não é tão fácil quanto parece. Não faltam opiniões divergentes sobre o assunto, mas uma breve explicação dos vários tipos de processos de soldagem pode ajudar na escolha.
Especialistas em soldagem concordam em uma coisa: não existe um único processo de soldagem adequado para cada requisito automotivo. Alguns são mais fáceis de aprender, enquanto outros oferecem o benefício de serem mais baratos.
Aqui estão os três principais tipos de soldagem a serem considerados para soldagem automotiva:
SOLDAGEM TIG
A soldagem com gás inerte de tungstênio (TIG) é organizada e precisa, mas difícil de aprender. Um eletrodo de tungstênio cria o arco de soldagem e o metal de adição cria a fusão entre as duas partes metálicas. Outra desvantagem tradicional da soldagem TIG é o custo do equipamento. No entanto, agora existem unidades de alta qualidade disponíveis a um preço razoável.
SOLDA DE VARAS
A soldagem por vara, também conhecida como soldagem a arco, é fácil de aprender e não requer um gás de proteção externo. Embora funcione para muitos projetos automotivos, precisa de muita limpeza e não é a melhor escolha para chapas finas de metal.
SOLDAGEM MIG
Metal Inert Gas (MIG) é sem dúvida o melhor soldador para carroceria. Ele emprega um gás de proteção e material de enchimento em um fio alimentado diretamente pelo soldador. O MIG é mais rápido do que a maioria dos outros métodos de soldagem e muito mais fácil de aprender. Como a soldagem MIG é um processo com uma mão, você sempre tem a outra mão livre para manobrar ferramentas e materiais.
A maioria dos soldadores experientes concorda que o MIG é o método de soldagem "ir para" para a maioria dos reparos de carroceria. Funciona bem em uma ampla variedade de metais e é adequado para reparos rápidos. A MIG pode manusear facilmente os materiais usados em carrocerias de automóveis sem sacrificar a resistência ou a aparência.
Que tipo de soldagem é usada para quadros de carros?
As duas opções mais viáveis para soldagem de chassis de carros são os processos de soldagem TIG e MIG. A escolha do melhor método é dificultada pelos diversos fatores que podem determinar a qualidade da solda. Estes incluem, mas não estão limitados a:
Habilidade do soldador
Seleção do material de enchimento e sua interação com o material de base
Processo de soldagem em si
Os técnicos de soldagem às vezes desenvolvem suas habilidades em processos de soldagem específicos e podem não ser tão proficientes em outros. Quanto à escolha do material de enchimento, existem mais tipos de material de enchimento disponíveis para processos de soldagem TIG do que para MIG.
Como o material de enchimento afeta a estrutura do veículo depende da aplicação. Por exemplo, é possível soldar a maioria das estruturas de aço estampado com o método MIG ou TIG. Mas quando o quadro tem suportes de tubos de cromo-molibdênio ou curvas elaboradas como em quadros de corrida, a soldagem TIG é uma opção melhor. O TIG também proporcionará melhores resultados em chassis de veículos com aços de alta liga sensíveis ao calor que podem ser suscetíveis a trincas.
Tenha em mente que se um soldador MIG não estiver configurado corretamente, ele pode criar "partidas a frio", durante as quais o metal base pode não ser completamente penetrado, comprometendo a junta de solda em áreas específicas.
A utilização do processo de soldagem MIG ou TIG para quadros de veículos também depende do quadro e de seu uso. Em outras palavras, se você estiver soldando uma estrutura industrial para serviço pesado ou uma que será usada apenas para o deslocamento típico para o trabalho, a soldagem MIG é provavelmente sua melhor escolha.
No entanto, se o quadro for submetido a atividades extremas de corrida ou off-road, você será mais bem servido soldando seu quadro usando TIG.
QUALIDADE DO EQUIPAMENTO O equipamento conta muito no resultado final. Podemos executar melhor os processo, além de otimizar o tempo quando utilizado corretamente. Sinta-se à vontade para nos enviar um e-mail para tmsolda.brasil@gmail.com e tire suas dúvidas.
コメント