top of page

Por que o ferro fundido é tão difícil de soldar?

Nós soldadores conhecemos diversos tipos de metais, mas você já se perguntou por que é tão difícil soldar ferro fundido? Confere aqui com a gente.

ree

O ferro fundido derrete facilmente, então por que é tão difícil trabalhar com ele no processo de solda? A conclusão é que o ferro fundido tem um teor de carbono muito alto – aproximadamente 10 vezes a quantidade encontrada na maioria dos outros aços. Possui aproximadamente um teor de carbono entre 2% a 4%, que é extremamente alto quando comparado a outros metais. Isso o torna propenso a rachaduras e quebras se aquecido e resfriado muito rapidamente, por se tratar de um metal de certa forma frágil. Lembrando que quanto mais calor recebe, mais estresse o ferro precisa tolerar e assim ficando cada vez mais fraco.


Isso fica mais evidente quando ao utilizar uma haste de enchimento com baixo teor de aço carbono. Além disso, essa tendência a ser frágil pode resultar em expansão desigual enquanto se está soldando, o que significa que rachaduras podem se formar mesmo a uma longa distância do local sendo soldado.


É possível soldar ferro fundido em muitas circunstâncias, mas primeiro deve seguir duas regras básicas para que o projeto não desmorone literalmente em você.


  • Pré-aqueça a peça de ferro fundido até que fique vermelho, brilhante e, em seguida, deixe esfriar lentamente e completamente envolvendo-o em lã de rocha.

  • Ao soldar ferro fundido, você nunca deve ficar acima de 787ºC, porque esta é a temperatura que causa rachaduras e quebras.


Além disso, existem dois processos principais que funcionam melhor ao trabalhar com ferro fundido, e são os seguintes.


Soldagem de ferro fundido com pré-aquecimento

Neste método, você precisa pré-aquecer o ferro fundido antes de começar a soldar, incluindo a área ao redor da solda. Se você puder aquecer toda a peça terá um resultado melhor, mantendo sempre temperaturas de 260ºC a 649ºC. Nunca ultrapasse 760ºC e sempre use um movimento lento e uniforme para pré-aquecer a peça.

Haverá menos tensão se você soldar usando uma corrente baixa e lembre-se de que você pode ter que restringir as soldas a pequenos segmentos para que as tensões residuais não causem rachaduras - os segmentos não devem ter mais de uma polegada de comprimento, em outras palavras.


Soldagem de ferro fundido sem pré-aquecimento

Algumas circunstâncias exigem que a solda ocorra sem pré-aquecimento, e a dica principal aqui é que a peça deve ser mantida resfriada, mas nunca gelada.

Tente aumentar a temperatura de fundição para 37ºC, mas nunca aqueça a fundição a ponto de estar quente ao toque. Você deve ser capaz de tocar a peça com as mãos sem que se queime. Caso a peça esteja atrelada a um motor, coloque para funcionar por alguns minutos. Isso já será o suficiente para atingir a temperatura ideal.

Assim como no método de pré-aquecimento, você deve ter soldas curtas com cerca de uma polegada de comprimento. Peening depois de soldar também é importante.


Ao concluir a soldagem em qualquer destes processos, você deve permitir que a peça esfrie muito lentamente. Enquanto estiver esfriando, enrole o molde em um cobertor isolado ou se for possível, enterre em areia seca. Ambas as técnicas ajudarão o processo de resfriamento a ocorrer de maneira lenta, que é o que você deseja. Além disso, seu resfriamento também nunca deve ser feito com ar comprimido ou com água.


Números de haste de solda de ferro fundido

Existem dois tipos comuns de haste de solda de ferro fundido, ferro-níquel e níquel puro. Ferro-Níquel são tipicamente 53% Aço e 47% Níquel.

As barras de ferro-níquel são mais baratas que o níquel puro e são ideais para soldar ferro fundido a aço. O níquel puro produzirá um depósito de solda mais macio e maleável.


Melhores Opções de Consumíveis para soldar Ferro Fundido:

  1. Varetas de níquel

  2. Varas Cobertas de Ferro Fundido

  3. Hastes de aço



Algumas outras dicas úteis

  • Se a sua fundição precisar ser à prova d'água e você notar rachaduras próximas à solda, você pode usar um composto de vedação para resolver o problema.

  • Lembre-se, você pode soldar ferro fundido com pré-aquecimento ou sem pré-aquecimento, mas siga apenas uma dessas técnicas e NUNCA mude no meio do processo. Escolha uma e siga até o final.

  • De acordo com a situação, você saberá identificar qual o melhor processo para cada situação, em que um demanda mais calor do que o outro.


Contanto que você esteja familiarizado com o ferro fundido e como trabalhar com ele, você aumentará as chances de ser bem-sucedido na tarefa. Portanto, siga nossas dicas e continue praticando! Só a prática nos leva a resultados melhores nessa profissão que é uma verdadeira paixão.




Comments


logo-white.png

TMS SOLDAS - COMÉRCIO EM SOLDA

Rua Henrique Rocha Bloch, 46

Vila Maringá - Jundiaí - SP

CONTATO
TELEFONE: +55 (11)3181-8450
WHATSAPP: +55 (11)92002-7718 
tmsolda.brasil@gmail.com

Receba nossas novidades!

Obrigado pela confiança!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco

©2021 por TMS - Comércio em Solda. Orgulhosamente criado com Wix.com, desenvolvido por Felipe Gusicuma

bottom of page