BOCAL DE CERÂMICA, POR QUE ESCOLHER? QUAL O TAMANHO CERTO?
- Felipe Gusicuma
- 13 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2021

O bocal tem por sua função principal possibilitar a proteção do eletrodo e da poça de fusão, para uma solda mais limpa e de melhor qualidade além da estabilização do gás. Isso todos nós já sabemos, mas qual o tamanho certo?
Entre os bocais mais populares de tocha para o processo TIG, o bocal de cerâmica é o mais utilizado entre as opções por seu baixo custo e a sua resistência a altas temperaturas. Apresenta um desempenho superior quando utilizado com Gás Lens, por reduzir a turbulência do gás e ainda conta com uma economia considerável por utilizar uma menor vazão. Tem a possibilidade de manter o Tungstênio mais à frente do bocal, devido à melhor proteção desta aplicação.
VANTAGENS DO BOCAL DE CERÂMICA
Baixo custo;
Maior economia;
Melhor proteção do eletrodo de Tungstênio;
Melhor acesso à junta ou chanfro da solda a ser feita;
Melhor cobertura e proteção pelo gás da poça de fusão;
QUAL TAMANHO ESCOLHER?
Não existe uma regra ou especificação que indique o diâmetro ideal para cada processo, o que deixa muitas dúvidas na hora da escolha. Com diversas opções no mercado, o cilíndrico (tubular) e os que possuem um diâmetro reduzido nas extremidades a fim de se adequarem à aplicação, são os mais populares entre eles. Justamente por se tratar de um consumível de baixo custo, é sempre bom ter a mãos algumas opções de dimensões para a melhor execução do seu trabalho.
Uma forma para facilitar a escolha é definir o diâmetro do interior do bocal de acordo com o eletrodo a ser utilizado, em que a amplitude interna do mesmo deve ser equivalente a pelo menos 3x o diâmetro do eletrodo. Assim, para um eletrodo com 2 mm, é necessário um bocal com no mínimo 6 milímetros de diâmetro, por exemplo.
COMO SABER O DIÂMETRO INTERNO DO BOCAL?
A numeração de fábrica é o indicativo em relação ao tamanho em polegadas fracionária. Para ter o formato exato, divida o número de fábrica por 16 e o resultado multiplique por 25,4 (NºBocal/16= Resultado X 25,4). Para facilitar, fizemos uma lista com os números mais de bocais mais utilizados:
BOCAL nº4: 6,5mm
BOCAL nº5: 8mm
BOCAL nº6: 9,5mm
BOCAL nº7: 11mm
BOCAL nº8: 12,5mm
BOCAL nº10: 16mm
BOCAL nº12: 19mm
VIDA ÚTIL A troca dos bocais acontece de forma regular. São consumíveis de alta rotatividade, onde sua durabilidade depende também do operador para ter seu uso prolongado. Ao apresentar rachaduras, troque para melhor desempenho. Em soldas em alumínio, recomenda-se a substituição com certa frequência, uma vez que sua contaminação é mais rápida. Sempre armazene seus materiais de solda em local seco e protegido da luz do sol. Por fim, as possibilidades são infinitas, ficando a critério do soldador a escolha final considerando suas particularidades (habilidades/conhecimento) e necessidade (base/trabalho). E você encontra tudo aqui na TMS! Consulte as opções disponíveis.
ACESSE NOSSA LOJA
#solda #robotização #soldatig #soldamig #weldracing #soldagem #serralheria #comercio #sold #industria #serralheria #soldador #soldagem #metalurgica #bocaldeceramica #metal #bicodeceramica #engenharia #soldadores #bocal #welding #ferro #manutencao #bocalcolado #welding #caldeiraria #retifica #bocalceramico #tungstenio #weld #tig
Comments