top of page

SOLDA BOA X SOLDA RUIM: COMO IDENTIFICAR

Em nosso cotidiano muitas coisas dependem da solda. Prédios, automóveis e navios, uma grande parte das coisas em que confiamos é feita de metal e a soldagem é necessária para a construção de qualquer coisa relacionada ao metal e por isso, tão importante nos milhares de processos importantes para a construção da maior parte de tudo o que conhecemos



A soldagem é uma profissão que está aberta a todos os interessados, mas como tudo, é uma habilidade que requer muito estudo e prática para alcançar um resultado incrível. Encontramos diversos materiais na internet que nos permite ingressar na profissão, mas por se tratar de uma aptidão individual de cada soldador, podemos em algum momento deixar de entender o que é uma solda de qualidade ou não. Para isso, criamos esse tópico para deixar mais claro a identificação de uma boa solda.


Fatores comuns de uma boa solda e uma solda ruim

Como dito anteriormente, existe uma ampla variedade de tipos de solda, e com tantos tipos não há regras rígidas e rápidas para distinguir soldas boas e ruins em geral. Em vez disso, teremos que analisar cada tipo de soldagem individualmente. Independente disso, há dois princípios que procuramos respeitar ao decifrar uma boa solda contra uma solda ruim, seja qual for o processo usado. Para todas as soldas, o foco é sempre buscar a QUALIDADE e RESISTÊNCIA. Fatores que sempre estarão interligados, por serem relativos: Solda de baixa qualidade = baixa resistência.


ree

ELETRODO

A soldagem com Eletrodo é uma das variações mais fáceis de aprender. É versátil o suficiente para trabalhar com uma variedade de materiais, incluindo liga de aço, aço carbono, aço inoxidável, ferro, níquel, cobre e até alumínio. A soldagem por Eletrodo também é conhecida como soldagem por arco de metal blindado (SMAW), Soldagem por arco blindado por fluxo e soldagem por arco de metal manual (MMA).


COMO IDENTIFICAR: Neste processo, é simples determinar uma boa solda de uma solda ruim. Uma boa solda com Eletrodo será reta e uniforme. A espessura não mudará drasticamente e não haverá gotas de respingos. Não há furos, quebras ou rachaduras no cordão. Já no caso de um solda abaixo da média, podemos identificar com facilidade a presença de respingos visíveis, rachaduras, cortes inferiores, quebras no cordão ou uma largura inconsistente do cordão.


ree

BOA SOLDA

  • Direto e uniforme

  • Espessura consistente

  • Sem gotas de respingos

  • Sem furos, quebras ou rachaduras no cordão


SOLDA RUIM

  • Respingos visíveis

  • Rachaduras, cortes ou quebras no cordão

  • Largura do cordão inconsistente



ree

TIG

TIG significa soldagem com gás inerte de tungstênio. É um tipo de soldagem mais difícil do que a soldagem por Eletrodo ou MIG e requer consideravelmente mais habilidade para produzir soldas de qualidade. Este tipo de soldagem é usado em muitos tipos de metais, até dois tipos diferentes simultaneamente, incluindo alumínio, aço inoxidável, ligas de cobre e magnésio. Com habilidade proficiente, as soldas TIG podem ser feitas de forma muito limpa. Mas, caso não tenha a habilidade necessária, isso será facilmente identificável em suas soldas TIG.


COMO IDENTIFICAR: Uma solda TIG limpa será uma das soldas mais bonitas que você verá. Consistirá em muitas soldas minúsculas dispostas em camadas sobrepostas, criando uma espécie de padrão. Não deve haver escória ou esgotamento. Já um cordão plano muito largo e sem padrão distinto, não é uma solda TIG de qualidade. O ideal é obter o padrão de soldas sobrepostas sem grânulos que parecem sair da linha. Sinais de desgaste indicam uma solda ruim também.


ree

Boa solda TIG

  • Pequenas soldas cuidadosamente em camadas

  • Padronizado

  • Visualmente apelativo

  • Sem escória ou esgotamento


Solda TIG ruim

  • Largo sem padrão distinto

  • Contas erráticas

  • Sinais de esgotamento



ree

MIG

Considerado um dos mais fáceis entre os processos de solda, a soldagem por MIG (Gás Inerte de Metal) é desenvolvida pela pistola de solda que é alimentada por um eletrodo de arame que também atua como material de enchimento para unir duas peças de metal. É usado em muitos tipos finos de metais, como aço inoxidável, aço macio e alumínio.


COMO IDENTIFICAR: Uma boa solda é fácil de distinguir. Ele será reto e uniforme, sem escórias, rachaduras ou furos. Não haverá quebras na solda. Não deve ser muito fino e não deve haver depressões ou crateras no cordão. Ao contrário de uma solda TIG, não há padrão em uma solda MIG. Qualquer falta de uniformidade ou depressões que façam com que o cordão não fique reto são maus sinais. Além disso, se o cordão for muito fino, não terá força adequada.


ree

Boa solda MIG

  • Direto e uniforme

  • Sem escória, rachaduras ou furos

  • Sem mergulhos ou crateras no cordão

  • Suave sem padrão


Solda MIG ruim

  • Rachaduras ao longo da solda

  • Falta de uniformidade e retidão

  • Conta fina

  • Falta força



Conclusão

Um dos processos mais vitais nos dias de hoje, a solda tem como uma de suas características o desenvolvimento das habilidades do soldador. Sendo autodidata ou participando de cursos e outros programas profissionalizantes, o soldador pode se desenvolver de acordo com a sua prática, e com isso o tempo pode trazer tanta segurança a ponto de não conseguirmos mais identificar uma boa solda de uma solda mal realizada. Saber avaliar se o padrão foi bem feito, se o arame está correto, se não há escórias e/ou avarias em seu entorno são algumas das aptidões para os soldadores que desejam alcançar objetivos maiores na profissão.

Quer saber mais? Confira mais matérias em nosso site: https://tmsoldabrasil.wixsite.com/tmsolda



 
 
 

Comments


logo-white.png

TMS SOLDAS - COMÉRCIO EM SOLDA

Rua Henrique Rocha Bloch, 46

Vila Maringá - Jundiaí - SP

CONTATO
TELEFONE: +55 (11)3181-8450
WHATSAPP: +55 (11)92002-7718 
tmsolda.brasil@gmail.com

Receba nossas novidades!

Obrigado pela confiança!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco

©2021 por TMS - Comércio em Solda. Orgulhosamente criado com Wix.com, desenvolvido por Felipe Gusicuma

bottom of page